Quem faz a pintura de uma casa sempre deseja manter o máximo possível a vida útil da tinta, de modo que ela fique seca e evite problemas, para ser possível utilizá-la futuramente.
Mas como fazer isso da forma certa?
Existem algumas dicas que são incríveis e que podem fazer uma enorme diferença no resultado que você irá alcançar.
É o caso de se manter o correto armazenamento e a conservação das latas e dos baldes das tintas.
Você necessita fazer a identificação da melhor forma, de modo que as tintas possam ser reutilizadas, sem que haja a perca das propriedades e para que se mantenha a qualidade por um maior tempo.
Se você quer saber como realizar o serviço da forma certa e ainda fazer a reutilização do material em outros trabalhos, não deixe de acompanhar esse texto até o final.
Aqui você vai ver dicas incríveis que irão lhe ajudar muito a potencializar os resultados que alcançará.
Vamos começar considerando que você já usou a sua tinta e quer usá-la novamente, aquela porção que sobrou, para outro trabalho.
A dica primária é que você precisa manter todas as latas ou baldes sempre muito limpos, em um local que seja arejado, que esteja seco e totalmente foca do alcance de qualquer criança ou de animais de estimação.
Você também precisa atentar-se para o momento de fazer o fechamento do recipiente, verificando se ele está realmente fechado de uma maneira mais segura e que não traz riscos de que a tampa caia.
Com isso, a tinta ficará muito mais apta para ser utilizada de novo, evitando a formação de uma película.
Quando você a abrir novamente, haverá apenas uma camada bastante fina que estará endurecida e que poderá ser retirada, com a tinta fresca por baixo dela.
Materiais de pintura que você deve armazenar da forma correta: Veja algumas dicas
Além das tintas, é óbvio, existem outros materiais de pintura que precisam sempre ser armazenados da forma certa, para evitar qualquer tipo de problema.
A seguir, veja quais são eles, para garantir que será possível aumentar a vida útil de todos, reduzindo custos nas próximas pinturas.
Pincéis e trinchas
Sempre que você usar os pincéis e trinchas é importante que eles sejam limpos, para haver a retirada do excesso de produto, como a tinta, das cerdas, o que pode ser feito com o uso de um jornal ou mesmo com água.
Caso a tinta seja à base de água, então você deverá mergulhar esses dois materiais em um pote com água, mas se, por outro lado, a tinta tiver como base um solvente, então você deve mergulhar o pincel e a trincha em aguarrás ou ainda em um poluente que estejam presente na tinta.
Deixe-os mergulhados nesse local até que todos os pelos passem a desgrudar uns dos outros, o que significará que você pode guardá-los.
Rolos de pintura
Outro material que precisa ser bem limpo é o rolo de pintura, e para isso é preciso usar uma espátula, de modo que o excesso de tinta seja então retirado dele.
Após fazer isso, você então deve passar o rolo em cima de um jornal, garantindo assim que o resto da tinta irá sair por completo.
O próximo passo é desmontar o cilindro que é de suporte, juntamente com o rolo, e então mergulhá-lo na água, ou ainda na aguarrás, a depender de qual seja a composição da tinta utilizada.
Você então deverá esfregar os pelos do rolo usando um detergente neutro e também água quente, secando-o em seguida com uso de um pano limpo, e depois encaixando-o novamente no suporte.
Todas essas dicas são incríveis para que você possa garantir a vida útil aumentada da tinta, mas é importante ainda estar atento a outras questões.
É o caso de verificar as indicações da data de validade e as informações de armazenamento colocadas nas embalagens das tintas.
Com tudo isso, você então terá a certeza de que a vida útil da sua tinta vai ser muito maior e vai ser possível sempre mantê-la seca, para usar quando desejar.
Suas dúvidas foram respondidas? Ainda não? Então deixe no campo abaixo seu comentário e receba mais informações! Adquira também estes produtos no site da Loja do Impermeabilizante ou Rede Mogilar!