Uma dúvida muito comum que algumas pessoas possuem é como fazer a pintura com spray, afinal, nem todos estão familiarizados com essa técnica.
O spray trata-se de uma solução excelente que auxilia quem quer pintar locais com um tamanho menor e de uma forma muito mais fácil, tornando tudo bem simples.
A tinta do spray sai diretamente do aerossol, por um jato pressurizado, o que faz com que o pigmento/tinta seja então liberado de uma forma bastante uniforme, então a superfície é coberta de uma forma ampla.
A pintura feita com spray é uma opção, por conta disso, bastante prática e bem rápida, além do que o resultado alcançado, em termos de acabamento, é ótimo.
Hoje em dia, você consegue encontrar no mercado as mais diversas categorias de spray para estar cobrindo diferentes tipos de material, utilizando para isso uma gama das mais variadas cores.
Um dos pontos mais fortes do uso do spray é a questão do acabamento, que pode ser dos mais diversos tipos, como acetinado ou metálico, fosco ou brilhante, entre outras opções.
A tinta spray trata-se de uma maneira excelente para estar restaurando objetos diversos, como móveis feitos de madeira ou produzidos com aço, ou até mesmo de eletrodomésticos, por exemplo.
Por tudo isso, a seguir mostraremos algumas dicas de como fazer pintura com spray da forma adequada.
Faça a escolha do spray mais adequado
A tinta spray é extremamente versátil, podendo ser usada nas mais distintas superfícies, então você deve sempre fazer a verificação de qual é o tipo de material sobre o, qual ela será utilizada.
Existe um tipo de spray mais adequado para madeira, enquanto outro é voltado para aço, por exemplo.
Os sprays para madeira e para metal são muito indicados para se restaurar móveis feitos a partir desses materiais, além de peças de metal.
Já os sprays produzidos para uso em plástico podem ser usados em diversas superfícies, como as lisas, as internas e as externas, como no PVC, do plástico, da cerâmica e do acrílico.
Você encontrará também opções de sprays que podem ser usados em diversos tipos de materiais, ou seja, que possuem uso multi superfícies, como aqueles voltados para artesanato.
Sempre agite muito bem a lata
Em cada lata de spray há em seu interior a tinta e o solvente, então para que você consiga alcançar o pigmento e a consistência que são adequados é muito importante agitar bem ela.
Essa agitação da lata do spray antes de começar a pintar é que permite que a tinta realmente fique misturada da forma certa e proporcionará uma cor bem mais uniforme durante o processo de aplicação.
Faça a aplicação da maneira certa
Um erro bastante comum no uso da pintura com spray é estar mirando o aerossol apenas para um único ponto fixo daquele objetivo que será pintado, aplicando o jato diretamente no local.
O que acontecerá é que a tinta acabará escorregando e estragando o trabalho, de modo que você não conseguirá aquilo que deseja e acabará frustrado.
A dica para que você faça a aplicação da forma correta é sempre manter a lata do spray com uma distância média que seja de 25 centímetros do local da aplicação.
Além disso, você deve sempre estar movimentando o spray por toda a superfície, sempre usando movimentos com vai e vem, em uma linha bastante horizontal.
Com isso, o pigmento usado cobrirá todos os pontos da superfície e o acabamento ficará realmente belíssimo e completo.
Sempre faça a pintura em camadas
A tinta em spray é muito líquida e bastante fina, então se você passar ela em uma superfície apenas uma vez, o resultado sairá muito distinto daquilo que se deseja.
A dica é, então, estar aplicando a tinta em camadas, colocando-a em diversas camadas, evitando apenas uma demão que não cobre a superfície e ainda deixa muitas falhas no resultado da pintura.
Você deve estar atento a qual é o prazo para a tinta secar, de modo que a primeira camada realmente possa secar completamente antes de aplicar a 2ª demão e assim por diante.
Suas dúvidas foram respondidas? Ainda não? Então deixe no campo abaixo seu comentário e receba mais informações! Adquira também estes produtos no site da Loja do Impermeabilizante ou Rede Mogilar!