Um dos produtos mais comuns e importantes usados nas obras é a manta geotêxtil, mas poucas pessoas realmente sabem o que ela é, o que é um problema.
Afinal, quanto mais se conhecer a respeito dela, mais pessoas vão utilizá-la e os benefícios poderão ser obtidos por todos.
Pensando nisso, neste post mostraremos diversas informações importantes sobre esse tema, incluindo o que é a manta geotêxtil e quais são as vantagens do uso delas.
Acompanhe!
O que é a manta geotêxtil?
Para você que ainda não conhece, a manta geotêxtil trata-se de um tipo de não tecido que é permeável, utilizado associadamente com o solo, para assim poder drenar, filtrar, realizar separação de diversos materiais, além de proteger e reforçar a estrutura do solo.
Essa manta é muito usada com a finalidade de promover a proteção e a separação de materiais, evitando assim os danos ao solo e ainda promovendo diversas melhorias nas propriedades.
Isso, por si só, faz com que muitas pessoas percebam a importância desse material e desejem utilizá-lo em suas obras, obtendo ótimos resultados, porem a muitas vantagens no seu uso.
Vantagens da manta geotêxtil
Agora que você já viu o que é a manta geotêxtil, o próximo passo é entender quais são as vantagens desse material.
A partir daí, você saberá o porquê de ser tão importante utilizá-lo e isso deixará mais claro o motivo pelo qual vale a pena fazer essa escolha.
Entre as principais vantagens do uso da manta geotêxtil estão:
Fácil Instalação:
Ela tem uma instalação que é muito mais fácil, o que reduz o tempo da obra e, além disso, impacta de forma direta nos custos, quando em comparação com os materiais mais antigos usados nas obras geotécnicas.
Variedade:
Ela tem uma enorme variedade de modelos, de modo que se adéqua aos mais diversos tipos de projetos.
Alta durabilidade:
Ela tem uma durabilidade alta em uma obra, o que faz com que a necessidade de fazer manutenção seja baixa, aumentando o tempo entre esse tipo de serviço.
Manta geotêxtil: Quais são as aplicações mais comuns?
O uso da manta geotêxtil é bastante amplo, o que significa que é possível aplicar esse material nos mais diversos tipos de obras, como em construções prediais, ou ainda das obras ambientais.
Entretanto, as aplicações mais comuns para esse tipo de material são a drenagem, a separação, a infiltração e o reforço de solo.
A infiltração é quando existe a retenção de sujeira, de modo que permite que o fluido possa passar.
Outra finalidade da manta geotêxtil é a drenagem, que ocorre quando há a condução de fluidos através do corpo da manta.
A função de separação da manta geotêxtil se dá através do impedimento de que haja a mistura entre dois solos ou entre materiais adjacentes. Um exemplo dessa função na prática é quando há a separação das camadas que servem para formar os diferentes pavimentos.
O uso da manta geotêxtil para reforço é por conta das propriedades mecânicas dessa manta, de modo que seja possível assim melhorar também o comportamento mecânico de estruturas que são geotécnicas.
A função de proteção se dá quando a manta ajuda a limitar ou a prevenir possíveis danos aos materiais nas obras geotécnicas, por exemplo.
De forma geral, esse tipo de manta, quando usada, costuma desempenhar pelo menos duas funções de forma simultânea.
MANTA GEOTÊXTIL: COMO FAZER A APLICAÇÃO
A seguir, mostraremos como fazer a aplicação da manta geotêxtil, o qual é muito importante saber.
A primeira coisa que precisa ser feita é a preparação da área de instalação, um processo que envolve a limpeza de um terreno, de modo a fazer a retirada de galhos e ramos ou de qualquer outro detrito que cause danos á manta.
Além disso, é preciso cavar uma vala, no caso do uso da manta com a finalidade de drenagem, por exemplo.
Depois disso, você precisa estar nivelando o solo, de modo que não existam ondulações ou que elas fiquem bastante suaves, quase imperceptíveis.
O próximo passo é estar colocando a manta seguindo as recomendações feitas pelo profissional que é o responsável por aquela obra, mantendo-a esticada.
Após isso, você deve fazer a sobreposição de uma manta sobre a outra, em geral, mantendo um mínimo de 30 a 45 cm de cada uma.
Você deve então prender a manta, fazendo uso de um material apropriado para isso, atuando nas bordas e também na área de sobreposição.
Por último, os próximos passos vão depender muito de qual é a função que se deseja com o uso da manta geotêxtil, então eles deverão seguir o projeto do engenheiro da obra.
Suas dúvidas foram respondidas? Ainda não? Então deixe no campo abaixo seu comentário e receba mais informações! Adquira também estes produtos no site da Loja do Impermeabilizante ou Rede Mogilar!
2 respostas