Atualmente, quando falamos sobre construção civil, existem muitos cuidados meticulosos que devem ser tomados, principalmente na impermeabilização. Até porque, qualquer erro, seja estrutural ou mesmo pequenos erros que possam causar patologias na edificação, podem trazer graves consequências no futuro.
Pensando nisso, abaixo você conhecerá os principais problemas que uma má impermeabilização de baldrame ou mesmo a falta dela, pode causar na edificação da parede, por exemplo. Vamos lá!
APARECIMENTO DE MOFO OU BOLOR
Em primeiro lugar, uma das principais consequências da falta ou mesmo da má impermeabilização, são os mofos, ou comumente chamado de bolor. Em resumo, o mofo é o nome dado a algumas espécies de fungos que se proliferam em locais úmidos.
Por exemplo, em uma construção, existem locais que possuem pouca presença de luz do sol, porém, predominam a presença de água e consequentemente a umidade.
Quando falamos de construção civil, por exemplo, cuidar desses detalhes, é fundamental. Pois, uma pequena infiltração, por exemplo, pode acabar com todo um trabalho ao longo do tempo.
Além disso, edificações com infiltração proliferam no mofo, quando maior a umidade e calor, mais rapidamente o mofo se espalha. Todavia, o problema não é apenas estrutural, mas sim, problemas de saúde como alergias e outros problemas respiratórios, por exemplo.
Outro grande problema que poucas pessoas imaginam é nós móveis, principalmente móveis planejados. Atualmente, em busca da casa dos sonhos, muitas pessoas realmente investem em móveis, pisos, paredes, porém, tudo isso pode acabar em poucos meses com uma simples infiltração.
Principalmente as peças de madeira e mdf, assim que entram em contato com a água, rapidamente apodrecem. Em outras palavras, além de risco estrutural, o mofo pode causar problemas de saúde e financeiro, até porque, depois que o mofo se espalhou, é preciso refazer todo o acabamento do zero.
CARBONATAÇÃO E CORROSÃO DO CONCRETO
Carbonatação e corrosão do concreto, como assim? É exatamente isso! Quando você tem uma edificação úmida, por exemplo, a penetração de ar nos poros do concreto fragiliza completamente a estrutura.
Em resumo, isso acontece, pois, a reação do CO₂ da atmosfera reage diretamente com os hidróxidos que estão presentes no concreto. No fim, isso faz com que crie a formação de carbonetos e consequentemente a redução do PH do mesmo.
Embora a explicação foi um pouco mais técnica, o final pode ser um cenário onde toda a edificação se torna totalmente frágil e com sérios riscos de não resistir ao peso.
PROBLEMAS NA PINTURA
Além do problema estrutural mencionado acima, os problemas financeiros também são importantes, até porque, a mão de obra e material para a pintura não é nada barato.
Pensando nisso, é de suma importância tratar cada detalhe da parede, desde a sua fundação, até a parte de acabamento. Dessa forma, você evita o aparecimento de bolhas, manchas e tinta que começa a descansar depois de poucos meses da pintura.
Por mais que seja um grande problema financeiro, felizmente isso pode ser facilmente resolvido. Todavia, se você notar esses problemas na sua parede, é fundamental que tome algumas medidas. Até porque, caso isso esteja acontecendo, possivelmente você pode ter alguma patologia na edificação da sua casa.
DESCOLAMENTO DE PISOS E AZULEJOS
O descolamento de pisos e azulejos também são considerados problemas simples de serem resolvidos. Todavia, o trabalho e o dinheiro investido são ainda maiores que os da parede, por exemplo.
Porém, da mesma forma que foi citado no tópico anterior, caso isso aconteça, é fundamental que você tome algumas medidas para evitar os problemas citados no tópico “Carbonatação E CORROSÃO DO CONCRETO”.
FISSURAS OU TRINCAS
Bolhas na parede são os primeiros sinais de infiltração e patologias na edificação, porém, até então muitas pessoas não ligam, apenas adiam a resolução do problema.
Entretanto, quando você nota trincas ou fissuras na parede, neste momento é recomendado que você não procrastine mais e procure um profissional para averiguar o problema.
Na maioria das vezes, o problema é local e pode ser resolvido facilmente, porém, quando falamos de problemas estruturais, é fundamental tomar muito cuidado.
Mas, para evitar problemas de saúde, estrutural ou mesmo financeiro, o recomendado é que se resolva o problema assim que ele for notado. Além disso, cuidar para que tudo esteja impermeabilizado da forma correta, é sem dúvidas a melhor saída para evitar todos os problemas citados neste conteúdo.
Suas dúvidas foram respondidas? Ainda não? Então deixe no
campo abaixo seu comentário e receba mais informações! Adquira também estes
produtos no site da Loja do
Impermeabilizante!